Economia

STE acredita que Governo dará um passo atrás na redução da TSU

O presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) confia que na reunião de concertação social o Governo irá dar um passo atrás quanto à redução da Taxa Social Única (TSU).

A reunião da concertação social está agendada para segunda-feira e Bettencourt Picanço está otimista.

«Esperemos que haja um momento na concertação social em que o Governo dê um passo à retaguarda e reconsidere», disse o sindicalista no final da primeira ronda negocial na função pública, durante a qual o Secretário de Estado Hélder Rosalino recusou as propostas reivindicativas do STE.

A Frente Sindical, que integra o STE e é filiada na UGT, propõe para 2013 «a reposição dos níveis remuneratórios de 2010» na Administração Pública e a subida do subsídio de refeição de 4,27 para cinco euros.

Segundo Bettencourt Picanço, o processo negocial está, neste momento, «ensombrado por aquilo que preocupa os portugueses que é a redução da TSU (Taxa Social Única), anunciada no início do mês pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

«Está tudo à espera da reunião de concertação social» da próxima segunda-feira, disse o presidente do STE, acrescentando que o encontro de hoje foi uma «não reunião», onde a estrutura sindical insistiu que existem outras vias para cortar nas despesas, sem mexer nos salários dos funcionários públicos.

«Aquilo que esperamos é que haja um caminho alternativo, se não só há uma hipótese que é de mudar de Governo», disse.

Segundo Bettencourt Picanço, para a próxima reunião (dia 28), Hélder Rosalino prometeu apresentar o documento com as medidas que servirão de base à proposta de Orçamento do Estado para 2013.

O Governo recusou hoje as propostas reivindicativas da Frente Comum e do STE, que pediam aumentos salariais para 2013, justificando serem incompatíveis com o Programa de Assistência Económica e Financeira acordada com a "troika" .

A primeira ronda de negociações com as estruturas que representam os funcionários prossegue às 14:30 com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP).