Justiça

Portugal 2º país com maior número de despedimentos na Justiça

Entre os países da OCDE, apenas a Roménia tinha em 2010 mais processos pendentes nos tribunais relacionados com despedimentos.

Portugal é o segundo país da OCDE com maior número de casos de despedimentos nas mãos da Justiça, revela um relatório do Conselho da Europa, que será revelado esta quinta-feira.

Este documento, que será revelado em pormenor na Áustria, indica que em 2010 estavam por resolver mais de 600 processos relacionados com despedimentos nos tribunais portugueses.

Só a Roménia supera Portugal neste particular, uma vez que há dois anos tinha três mil processos pendentes relacionados com despedimentos nos tribunais do país.

Este relatório, a que a agência Lusa teve acesso, revela ainda que Portugal está entre os países que gastam menos em defesas oficiosas.

Em Portugal, cada processo de apoio judiciário em Portugal custa em média cerca de 340 euros, um valor apenas acima do praticado de países como a Bulgária, Hungria e Azerbaijão.

Por outro lado, o Reino Unido é o país no topo da lista neste particular com um investimento médio nestes processos de 3500 euros.

Redação