Política

Conselho de Estado: Cavaco chama pela 1ª vez um ministro das Finanças

Cavaco já convidou vários ministros a participarem na reunião do Conselho de Estado, mas por razões ligadas à representação de Portugal no estrangeiro. Esta é a 1ª vez que chama um ministro das Finanças.

Mais do que explicar a TSU, Vítor Gaspar vai ao Conselho de Estado apresentar as contas do país, sabendo-se que o défice não vai ser de 4,5% como estava previsto, mas está nos 6,6%.

A TSF sabe que os conselheiros podem fazer perguntas ao convidado, e só depois Gaspar abandona a reunião para o Presidente da República ouvir de seguida os 19 membros do Conselho de Estado, entre os quais está o primeiro-ministro.

Passos tem lugar por inerência. O mesmo não acontece com Paulo Portas. O parceiro de coligação vai ter o elemento mais próximo do CDS em António Bagão Felix, que já veio a público criticar abertamente a medida da TSU.

Além da TSU e do OE, há uma crise política na coligação a ensombrar o Conselho, mas é pouco previsível que o assunto esteja em destaque na reunião.

No entanto, segundo apurou a TSF, o Presidente está apostado em obrigar as diversas forças políticas a encontrar uma solução.

Cavaco joga forte neste Conselho de Estado, depois de ter recebido o líder da oposição e os parceiros sociais, que saíram de Belém a assumir o compromisso de dialogar com o Governo.