Portugal

TSU: Governo apresenta propostas alternativas aos parceiros sociais

O Governo deverá apresentar, esta segunda-feira, aos parceiros sociais propostas alternativas às alterações na Taxa Social Única (TSU).

O Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, deverá apresentar hoje aos parceiros sociais propostas alternativas às alterações da Taxa Social Única (TSU) depois de na passada sexta-feira, no Conselho de Estado, ter mostrado essa disponibilidade.

A reunião de hoje no Conselho Económico e Social juntará, assim, o Governo e os parceiros sociais depois de o Executivo ter recuado na intenção de aumentar os descontos dos trabalhadores para a Segurança Social dos atuais 11 por cento para 18 por cento, ao mesmo tempo que diminuía as contribuições das empresas de 23,75 por cento para 18 por cento.

A medida, que havia sido anunciada por Pedro Passos Coelho, levou a uma onda de protestos que passou pelos sindicatos, pelas associações empresariais, os vários partidos da oposição e levou mesmo um afastamento entre PSD e CDS/PP, tendo culminado com uma onda de manifestações por todo o país.

Segundo a generalidade da imprensa, as alternativas do Governo deverão passar por cortes totais ou parciais nos subsídios dos portugueses devendo as alterações na TSU cingir-se a uma redução das contribuições das empresas, mas para aquelas que criem empregos em termos líquidos.