A Deco diz que uma boa estratégia para a ida ao supermercado pode resultar numa poupança até 400 euros por ano. A associação sublinha que comprar no Jumbo sai mais barato.
A Deco Proteste divulga hoje a lista dos estabelecimentos com preços mais em conta. A diferença é pequena, mas o Jumbo ultrapassou este ano o Continente na lista de supermercados mais baratos.
A associação de defesa do consumidor voltou a passar a pente fino os preços de 70 mil produtos das diversas cadeias em 600 lojas.
Para um cabaz tradicional, com produtos de marca, o Jumbo é o que oferece melhor oferta, enquanto que nas marcas com o símbolo da própria cadeia a vantagem vai para o Continente e Pingo Doce.
António Souto, um dos especialistas da Deco responsável por esta análise, sublinha que numa mesma zona é possível encontrar supermercados com preços muito diferentes. Uma escolha atenta pode poupar entre 200 a 400 euros por ano.
«Neste estudo constatámos que estabelecimentos situados proximamente uns dos outros, para uma família que gasta num determinado estabelecimento 150 euros mensais, no final do ano conseguiu no final do ano conseguiu uma poupança superior a 400 euros por ano se passar do estabelecimento mais caro para o mais barato», explica.
Na guerra de cartões cliente, a Deco Proteste garante que ter um cartão destes é uma boa opção para quem quer poupar na conta do supermercado.
Na divisão por regiões, viver no interior pode sair caro. Os preços que se encontram nos supermercados de Viseu e Bragança são perto de 10% superiores áqueles que se encontram em Lisboa ou no Porto.