Economia

Responsável da CGD teve empréstimo quatro vezes acima do permitido

Caixa Geral de Depósitos Direitos Reservados

De acordo com o jornal Público, metade dos 800 mil euros concedidos ao responsável pelo Gabinete de Segurança e Prevenção da CGD tiveram zero por cento de spread.

O responsável pelo Gabinete de Segurança e Prevenção da Caixa Geral de Depósitos recebeu um financiamento do banco público de um valor cerca de quatro vezes acima do que é permitido pelo Acordo de Empresa.

Segundo o jornal Público, Nuno Bento recebeu três créditos no valor de 800 mil euros, metade dos quais com zero por cento de spread, sendo que a outra metade terá cerca de 0,65 e 0,81 por cento de juros ao ano.

Ainda de acordo com este jornal, parte do financiamento concedido a Nuno Bento serviu para comprar um terreno na Ventura, no concelho da Amadora, que custou mais de 117 mil euros e que foi dado como garantia.

Os créditos concedidos a este responsável da Caixa Geral de Depósitos a liquidar ao longo de 39 e 40 anos foram formalizados a 1 de abril de 2011.

Em declarações ao jornal Público, o presidente do sindicato dos trabalhadores das empresas do grupo da Caixa Geral de Depósitos considerou «inqualificável» e «absurdo» dar crédito a spread zero no montante em causa, tendo classificado estes contratos de «imorais».