Saúde

PS pede esclarecimentos sobre parecer do Conselho de ética

Maria de Belém Roseira, presidente do PS Global Imagens

A presidente do PS critica a utilização da expressão «racionamento» no parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e espera que o Ministério da Saúde esclareça os cidadãos.

Num comentário ao parecer do CNECV, referente à necessidade de medidas para conter os custos com o tratamento do cancro, Sida e doenças reumáticas, a antiga ministra socialista da Saúde, Maria de Belém, considerou que é preciso haver esclarecimentos por parte do ministério da saúde e perceber que há princípios que devem ser sempre respeitados.

«Não podemos ter um Conselho de Ética que utiliza como mensagem principal a palavra racionamento, como disse e repito, diferente de racionalização ou afetação racional e equitativa de recursos. É preciso cuidado, é preciso ter em atenção, fico à espera que haja um esclarecimento por parte do Ministério da Saúde sobre a maneira como vai interpretar este parecer e quais as instruções que vão ser dadas às instituições de saúde, que se debatem hoje com múltiplos problemas», afirmou.

«Temos que ter muito cuidado, muita sensibilidade e, sobretudo, perceber que há princípios que presidem à nossa atuação e à decisão pública que devem ser sempre respeitados e salvaguardados», concluiu Maria de Belém.