A Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública reivindica a reposição total dos subsídios de férias e de Natal, enquanto a FESAP admite seguir as vias legais para que estes sejam repostos.
A exigência foi feita pela coordenadora da frente sindical, Ana Avoila, durante um encontro com o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, que decorreu durante duas horas no Ministério das Finanças, em Lisboa.
«Queremos aquilo que é nosso, o subsídio é nosso. Aliás, o Tribunal Constitucional já disse que era nosso. É nosso, queremos a devolução total e não, parcial», disse Ana Avoila aos jornalistas.
De acordo com a coordenadora da Frente Comum, o secretário de Estado da Administração Pública não mencionou se a devolução será total ou parcial.
Outra reivindicação da Frente Comum está relacionada com o aumento salarial, mas o Governo já disse que não haverá qualquer aumento nas remunerações durante o próximo ano.
Já o coordenador da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) afirmou que o Governo foi «omisso» relativamente à reposição dos subsídios de férias e de Natal retirados aos funcionários públicos.
Nobre dos Santos deixou a garantia que o sindicato vai seguir as vias legais para que os subsídios sejam repostos.
Relativamente aos aumentos salariais reivindicados pela FESAP para o próximo ano, entre 2,0 e 3,0%, Nobre dos Santos saiu com a certeza que tal não vai acontecer.