O ministério da Educação garante, em comunicado, que as receitas próprias das instituições de Ensino Superior vão ficar de fora desta dos cortes na despesa, anunciados pelo Governo.
Os cortes na despesa anunciados pelo Governo foram alvo de forte contestação, na semana passada, por parte dos reitores das universidades e presidentes de politécnicos. Mas hoje, em comunicado, o Ministério da Educação, Ensino Superior e Ciência garante que esses cortes não vão afetar estas instituições.
A tutela justifica a decisão defendendo que as receitas próprias das universidades e politécnicos são importantes para as atividades das instituições e para evitar a devolução das verbas captadas junto de várias entidades financiadoras.
Do lado das instituições, o presidente do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira, considera que este despacho vem simplificar algumas das atividades mas que é curto.
Arlindo Oliveira alerta para o facto do documento deixar de lado muitos pontos que continuam a criar dificuldades às instituições, em especial no que diz respeito ao financiamento para a execução e finalização de projetos próprios.