Mundo

Polícia condecora responsável da unidade anti-distúrbios de Madrid

Polícia anti-disturbios de Madrid Reuters

O inspetor-chefe Javier Nogueroles, responsável máximo da Unidade de Intervenção Policial (UIP) de Madrid, conhecida como anti-distúrbios, vai ser condecorado na próxima semana com a medalha de mérito policial com distintivo vermelho.

A informação foi confirmada por fontes do Comando Superior da Polícia, adiantando que serão condecorados mais responsáveis de outras unidades policiais.

O reconhecimento ao inspetor Nogueroles deve-se «a um ano de trabalho à frente da UIP, pelo que a decisão de outorgar a medalha foi anterior aos protestos» de 25 de setembro, explicaram à agência EFE fontes policiais.

Nesse dia registaram-se, em Madrid, confrontos entre manifestantes e agentes anti distúrbios que se saldaram em 35 detidos e pelo menos 64 feridos, 27 dos quais polícias.

O inspetor Javier Nogueroles, que dirige a UIP de Madrid há cerca de quatro anos, já foi condecorado em outras ocasiões com a medalha de mérito policial com distintivo vermelho, uma das mais altas distinções para um polícia nacional em reconhecimento pelo seu trabalho.

O galardão será entregue na próxima terça-feira, dia 2 de outubro, durante a festa de celebração do patrono da Polícia Nacional.