O presidente venezuelano assegurou, numa entrevista televisiva, que votaria em Barack Obama, nas próximas eleições presidenciais de novembro se fosse um cidadão norte-americano.
«Se fosse norte-americano, votaria em Obama», admitiu o chefe de Estado venezuelano, numa entrevista ao canal de televisão privado Televen.
Na mesma ocasião, Chavez afirmou acreditar que se Obama tivesse nascido num bairro popular de Caracas, ele «votaria em Chavez».
O atual governante venezuelano está em plena campanha eleitoral para tentar a reeleição para um novo mandato presidencial. As eleições estão agendadas para o próximo dia 7 de outubro.
«Obama afirmou recentemente algo muito justo e racional: que a Venezuela não representa qualquer ameaça para os interesses dos Estados Unidos», acrescentou Chavez, considerando o seu homólogo norte-americano como «um bom rapaz».
Confiante na sua vitória e na reeleição do candidato democrata norte-americano, Chavez disse ainda que acredita, após o período eleitoral, que as relações entre os dois países vão começar «uma nova era».
Desde a tomada de posse de Obama, em janeiro de 2009, as relações entre Washington e Caracas têm sido marcadas por altos e baixos, mas têm sido menos tensas em comparação com a administração anterior liderada pelo republicano George W. Bush, marcada por uma «política imperialista», segundo Hugo Chavez.