Empresas

Cerâmica de Valadares declarada insolvente

Global Imagens

A fábrica foi declarada insolvente na semana passada, disse hoje o inspetor-geral do Trabalho. A Autoridade para as Condições do Trabalho não tem indícios de violação da lei.

O processo de insolvência foi declarado pelo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia no dia 26 de setembro, sendo a assembleia de credores no dia 12 de novembro, com os seguintes nomes: BCP, Bemis, Eurest, Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e os Serviços de Justiça Tributária.

O inspetor-geral do Trabalho, José Luís Forte, explicou hoje que a ACT está a acompanhar o processo quer da Valadares quer da têxtil Finex Tech, na Maia, sem ter ainda conclusões finais.

«Não temos indícios de que tenha ocorrido qualquer violação da lei, mas não temos os processos encerrados», disse José Luís Forte.

Os trabalhadores mantém-se frente à empresa desde julho, à espera de ver a situação resolvida. Da parte do Sindicato dos Cerâmicos do Norte, Manuel Mota recordou que os trabalhadores pediram a suspensão dos contratos de trabalho, para requererem o fundo de desemprego.

O administrador da Cerâmica, António Galvão Lucas, afirmou à Lusa que se está no decurso de um processo e que não seria oportuno prestar declarações neste momento.