Política

Oposição acusa Gaspar de desrespeito ao Parlamento

A oposição acusou hoje Vítor Gaspar de «desrespeitar» a Assembleia da República por adiar sucessivamente a sua comparência perante a comissão parlamentar do Orçamento.

«Pela terceira vez em menos de um mês, [Vítor Gaspar] revelou ser um ministro em fuga», disse Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, durante uma audiência parlamentar ao secretário de Estado Luís Morais Sarmento. Estava previsto que a audiência fosse ao ministro, mas Gaspar cancelou a sua ida ao Parlamento, pela terceira vez no espaço de um mês.

«Temos todo o gosto em escutar o senhor secretário de Estado», disse Soares. «Mas não deixamos de registar o desrespeito do Governo, É incompreensível que o ministro não venha esta manhã, mas tenha marcado para hoje à tarde uma conferência de imprensa», acrescentou o deputado bloquista.

«Não bastava o ministro das Finanças ter entregado em Bruxelas para aprovação preliminar tudo aquilo que hoje, pelos vistos, vai anunciar ao país», disse o deputado comunista Honório Novo. «O ministro fez mais: decidiu desrespeitar de forma ofensiva esta Assembleia e esta comissão em particular ao marcar por sua iniciativa, várias vezes, várias reuniões e sistematicamente [não aparecer]», afirmou.

Também o socialista João Galamba lamentou o «desrespeito» do ministro das Finanças pelo Parlamento, notando que «não é a a primeira vez».

O social-democrata Duarte Pacheco disse que «num ano de mandato», Gaspar «sempre esteve disponível para cá estar».

Pacheco recordou que, no mês passado, o ministro «esteve na comissão permanente, num debate em que muitos colegas participaram, e ir à comissão permanente não é desvalorizar nem destratar o Parlamento».

Redação