Mundo

Turquia responde a ataques vindos da Síria

Fumo sobre a localidade de Akçakale Reuters

O primeiro-ministro turco indicou que as forças armadas da Turquia «bombardearam ao longo da fronteira alvos identificados por radar», que não foram especificados.

A Turquia bombardeou, esta quarta-feira, alvos na Síria em resposta a tiros de obus vindos de território sírio, que causaram a morte a cinco civis turcos numa localidade fronteiriça turca.

Esta escalada da violência começou esta quarta-feira à tarde, quando vários obuses atingiram a aldeia turca de Akçakale, que fica muito perto da fronteira com a Síria.

«Este ataque foi objeto de uma resposta imediata de nossas forças armadas que bombardearam ao longo da fronteira alvos identificados por radar», explicou o primeiro-ministro turco.

Apesar de não ter identificado estes alvos, Recep Tayyip Erdogan adiantou, em comunicado, que a «Turquia nunca deixará impunes estas provocações do regime sírio, que ameaça a nossa segurança nacional».

Através do seu porta-voz, o secretário-geral da ONU pediu ao «governo sírio para respeitar totalmente a integridade territorial dos seus vizinhos e para colocar fim à violência contra o povo sírio».

Os EUA e a NATO condenaram este ataque e a Aliança Atlântica agendou mesmo uma reunião urgente após este incidente que é considerado o mais grave entre os dois países depois de um míssil sírio ter destruído um avião militar turco.