A seleção portuguesa de andebol feminino venceu hoje a Turquia, por 38-36, na Anadia, com uma exibição exemplar no arranque da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2013, a realizar na Sérvia.
A estreia da renovada seleção orientada pelo também novo responsável técnico, João Florêncio, não podia ser mais auspiciosa, já que o conjunto das "quinas" se impôs ao adversário teoricamente apontada como favorito no Grupo 4 de apuramento.
Portugal, que ao intervalo vencia por 20-17, chegou a estar a vencer por 10 golos, aos 31-21, mas acabou por deixar fugir a vantagem já perto do final, em que sofreu um parcial de cinco golos consecutivos.
Com a guarda-redes júnior Isabel Góis entre os postes e a ponta ainda juvenil Patrícia Rodrigues a titular, Portugal misturou a irreverência da juventude com a experiencia de, entre outras, Ana Seabra e Renata Tavares.
A seleção portuguesa, agressiva defensivamente e lutadora até à finalização das suas jogadas, conseguiu surpreender a seleção turca, com um parcial inesperado de 5-1 no início do jogo.
A Turquia, com uma seleção forte e alta, reagiu à atitude das portuguesas recorrendo às combinações de ataque com a jogadora pivot e, aos poucos, encurtou a distância e conseguiu empatar aos 13-13.
Portugal, a jogar bem e de forma vistosa, ao que não faltou um golo de Vera Lopes na sequência de uma jogada aérea, revelou-se superior nas várias ações de jogo e atingiu o intervalo a vencer por 20-17.
O equilíbrio marcou presença no início da segunda parte, em que se assistiu à alternância de golos até aos 24-21.
Eficaz nas várias ações de jogo, e tirando partido de um algum desacerto na formação turca, Portugal embalou, em seguida, para um parcial de sete golos consecutivos, que colocou o marcador nuns desequilibrados 31-21.
Recorrendo a marcações individuais às jogadoras mais influentes da seleção lusa, nomeadamente a Ana Seabra e Vera Lopes, a Turquia amarrou parte da estratégia de Portugal e equilibrou a partida.
A seleção turca, rápida a partir para a construção ofensiva na reposição da bola após sofrer golo, encurtou a diferença para dois golos no termo do encontro, fruto de um parcial de 15 golos marcados, contra apenas sete sofridos.
Portugal surge assim na corrida ao "play-off" de qualificação para o Mundial2013, onde reparte a fase de apuramento europeia no Grupo D com a Turquia e Azerbaijão.
Na primeira jornada do grupo a Turquia venceu em casa por 35-19 o Azerbaijão, próximo adversário de Portugal, em novembro.