A Sonaecom anunciou hoje o «previsível» despedimento de 48 trabalhadores do jornal Público, como parte de uma «redução da estrutura de custos em cerca de 3,5 milhões de euros por ano, com a diminuição de custos de funcionamento».
De acordo com um comunicado divulgado no portal da publicação, a administração da empresa anuncia ainda um «plano para fortalecer a aposta estratégica no digital, continuando a preservar os valores de qualidade e rigor da marca Público, como consistentemente temos vindo a fazer ao longo dos últimos 22 anos».
Segundo o texto, «a imprensa escrita está desde há alguns anos a atravessar uma mudança estrutural profunda, à escala mundial, que se tem traduzido numa forte tendência de queda de receitas em resultado do efeito de substituição do papel pelo online».
Em Portugal, conclui o comunicado, «somam-se ainda os severos impactos da actual crise económica, quer nas receitas de circulação, quer nas receitas de publicidade. O PÚBLICO, reconhecido como um dos jornais de referência em Portugal e líder em termos de leitura online, com uma presença de destaque nas múltiplas plataformas digitais - web, smartphones, tablets - não está imune a estes desafios».