Em Los Angeles, o vaivém espacial Endeavour segue viagem pelas ruas da cidade para ser exposto na Centro de Ciências da Califórnia. Esta tem sido uma viagem cheia de peripécias calculadas, árvores cortadas, sinais de trânsito retirados e uma nave espacial sem muito espaço.
Há ruas onde não sobram mais de 15 centímetros para cada lado. Com 75 toneladas, o Endeavour obrigou a alterações na cidade de Los Angeles, que passaram pelo arranque de árvores e sinais de trânsito.
[youtube:AFxYyblS7PA]
A operação, que leva o vaivém do Aeroporto de Los Angeles até ao Centro de Ciências da Califórnia, demorou um ano a preparar.
[youtube:-rkZiOibpAY]
A derradeira viagem, que começou no sábado, e será de 20 quilómetros, teve a primeira paragem no parque de um centro comercial, onde centenas de pessoas aguardavam.
Curiosos, os fãs do programa espacial norte-americano, sempre de sorriso rasgado, não deram descanso às máquinas fotográficas para registar o momento especial.
Depois de nove horas à espera que fossem cortados os cabos elétricos que não permitiam que a caminhada continuasse, o Endeavour lá seguiu caminho a três quilómetros por hora, menos, muito menos que os mais de 28 mil km/h que chegou a atingir.
A nave, que em 1992 fez a primeira de 25 viagens espaciais, e deu a volta à terra 4700 vezes vai ficar exposta no Centro de Ciências da Califórnia e será possível visitar o interior. Para já a principal preocupação é que chegue lá sem arranhões.