Vida

Centenas juntam-se em manifestação cultural em várias cidades

Manifestação cultural no Porto TSF - Raquel de Melo Pereira

Centenas de pessoas concentram-se, este sábado, em várias cidades portuguesas. Em Lisboa, o palco foi a Praça de Espanha, no Porto, a manifestação concentrou-se na Praça D. João I.

Centenas de pessoas concentram-se, esta sábado, na Praça de Espanha, em Lisboa, numa manifestação cultural que se associa ao apelo "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!".

Nesta praça da capital, está montada uma estrutura que inclui um palco junto à Avenida de Berna, um sistema de som e barracas de comes e bebes.

O mote de início desta manifestação foi dado pela Orquestra Sinfónica numa dia em que os vários artistas que subiram ao palco não deixaram de referir a situação política e social do país.

No Porto, a manifestação incluiu música, teatro e poesia que juntou muitos artistas e onde já foi cantada a "Chula da Troika", um hino contra a troika, a fome e a crise.

Em declarações à TSF, Mário Moutinho adiantou que este é um «protesto de todos os artistas das diversas áreas que se juntam a um protesto global do povo português face às medidas que estão a acontecer e às que se adivinham».

Para este ator, estas medidas «não são apenas destruidoras da nossa atividade profissional, a atividade artística e cultural, mas também é destruidora de toda a atividade nacional».

«Os artistas percebem muito bem as angústias e os anseios da população e conhecem bem a sociedade em que estão inseridos e são um refletor disso de uma forma artística e cívica», explicou Mário Moutinho, que considera que se está a «caminhar para o precipício e para uma nova Grécia».