Economia

Ajuda Externa: FMI deverá reunir no dia 24 para discutir quinta revisão do memorando com Portugal

O comité executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá reunir no próximo dia 24 para discutir a quinta revisão do memorando de entendimento com Portugal, apurou a Lusa junto de fontes oficiais da organização.

O FMI deverá aprovar o pagamento de uma nova tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros a Portugal. De acordo com o programa de assistência, esta tranche é de 4.300 milhões de euros, com a fatia do FMI a corresponder a cerca de 1.500 milhões.

«ou recomendar ao conselho [de administração do FMI] que aprove o relatório do programa português, para que se possa pagar»esta tranche, afirmou na semana passada Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo.

O Fundo deverá também divulgar a documentação relativa à quinta avaliação, que desta vez não foi divulgada simultaneamente com a da Comissão Europeia.

A visita da missão da 'troika' para a quinta avaliação do memorando teve particular significância porque teve lugar durante o processo de elaboração do Orçamento do Estado para 2013.

Entretanto, o Fundo divulgou uma nova edição do seu 'Outlook' (documento de previsão e análise económica), onde se incluía um texto no qual o FMI sugere que o impacto recessivo da austeridade pode ser maior do que se julgava.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse que esse documento foi mal compreendido pela imprensa, mas também se comprometeu a consultar o FMI para esclarecer a posição do Fundo.

Redação