Artes

Morreu atriz Sylvia Kristel

Sylvia Kristel DR

A atriz holandesa mais conhecida no estrangeiro notabilizou-se pelo primeiro filme que rodou, "Emmanuelle", em 1974.

A atriz Sylvia Kristel, conhecida por ter protagonizado o filme "Emmanuelle", morreu durante a madrugada aos 60 anos, anunciou a sua agente.

«Ela morreu durante a noite, durante o sono», indicou Marieke Verharen, da agência Features Creative Management

O estado de saúde da atriz deteriorou-se bastante nos últimos anos. Em Julho, a atriz sofreu AVC e, pouco antes, estava a ser submetida a um tratamento contra um cancro na garganta (que se alastrou ao pulmão) diagnosticado há dez anos.

Depois de ter estudado num colégio religioso, Sylvia Kristel, nascida na cidade de Utreque, deu os primeiros passos como manequim, antes de se tornar Miss TV Europa, em 1973.

Kristel tornou-se famosa graças ao seu primeiro filme intitulado "Emmanuelle", de 1974, que conta as aventuras sexuais de uma jovem na Ásia.

O realizador deste filme, que foi visto por 350 milhões de pessoas, diz ter escolhido a atriz pelo seu ar puro, doce e cândido, uma máscara de respeitabilidade que tornava a personagem ainda mais cativante.

Depois deste filme, Kristel, que disse ter aberto caminho para a libertação sexual da mulher com "Emmanuelle", rodou "Emmanuelle 2", em 1975, "Goodbye Emmanuelle", em 1977, e "Emmanuelle 4", em 1984, mas com menos sucesso.