Economia

Bruxelas dá mais 3 milhões de euros a produtores de leite nacionais

Ministra da Agricultura, Assunção Cristas Direitos Reservados

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse à TSF que este reforço é certamente uma ajuda, mas «não corresponde a todas as necessidades» e problemas provocados pela seca.

A ministra da Agricultura anunciou hoje que Portugal recebeu 'luz verde' da Comissão Europeia para um reforço da ajuda específica aos produtores leiteiros, que vai representar cerca de mais três milhões de euros até final de 2013.

Com o reforço de 54% avalizado pelo executivo comunitário, as ajudas ao setor do leite que, no conjunto dos dois anos atingiriam à partida seis milhões de euros, podem agora chegar aos nove milhões, precisou Assunção Cristas.

Trata-se de um aumento excecional de 54% dos apoios para responder ao aumento dos custos de produção devido à seca.

À TSF, a ministra da Agricultura, que está em Bruxelas, revelou estar satisfeita com a decisão.

Assunção Cristas disse esperar que este apoio «vá ajudar de alguma forma os produtores leiteiros» portugueses a enfrentar as dificuldades que atualmente enfrentam.

A ministra da Agricultura admitiu ainda que, apesar de ser uma notícia positiva, estes nove milhões de euros não resolvem todos os problemas motivados pela seca.

«Não corresponde a todas as necessidades, mas ajuda a responder a uma parte das necessidades. Há questões estruturais que têm a ver com a produção do leite, que nós estamos a trabalhar, mas no curto prazo e para ajudar a resolver o problema financeiro muito real que estão a viver os produtores de leite, esta medida é aquela que mais rapidamente pode chegar e pode dar uma ajuda», concluiu a ministra.