Mundo

Grécia: Parlamento retira imunidade a três deputados de extrema-direita

Parlamento grego Direitos Reservados

O parlamento grego votou hoje por unanimidade o levantamento da imunidade de três deputados do partido Aurora Dourada. Dois são acusados de violência racista, o terceiro é acusado de roubo.

A decisão do parlamento é tomada numa altura em que aumentam as preocupações sobre o extremismo na Grécia. Ainda ontem o alto comissariado das Nações Unidas para os refugiados alertava para o aumento alarmante dos ataques racistas no país.

Num país mergulhado na mais grave crise das ultimas décadas, só entre Janeiro e Setembro foram registados 87 ataques contra imigrantes.

O alto comissariado acredita no entanto que o número pode ser muito superior e acusa as autoridades de pouco fazerem para travar esta situação.

Os casos mais graves conhecidos são o de um jovem iraquiano morto à facada em Atenas e de um albanês atacado com uma espada. Os atacantes são muitas vezes descritos como homens vestidos de preto com tacos de baseball e barras de ferro, alguns tinham os símbolos do partido Aurora Dourada.

Esta manhã, o parlamento dicidiu levantar a imunidade a três deputados do Aurora Dourada. Dois são acusados de participarem em ataques contra vendedores de rua estrangeiros, o terceiro, o porta-voz do partido, é acusado de roubo e de ter provocado danos fisicos durante um incidente que aconteceu em 2007.

Os 3 deputados pediram o levantamento para se poderem defender das acusações.

Redação