O Grupo Jerónimo Martins, que detém o Pingo Doce, atingiu lucros de 271,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins adianta que, apesar de as condições do mercado terem piorado tanto em Portugal como na Polónia (onde a empresa detém a marca de distribuição Biedronka), o grupo conseguiu registar aumentos de vendas.
Em termos consolidados, a empresa registou um crescimento de vendas de 8,7% (11,7% a taxa de câmbio constante), atingindo quase 8.000 milhões de euros, graças sobretudo ao negócio na Polónia, onde o grupo abriu 66 novas lojas.
Em Portugal, as vendas de retalho alimentar registaram uma queda de 1,3% em julho e agosto, mas o Pingo Doce reforçou a sua quota de mercado, segundo a informação publicada, registando no terceiro trimestre um crescimento de 2,5% das vendas.
Até setembro, o grupo obteve um crescimento do resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 5,2%, para 554,5 milhões de euros, tendo o investimento do grupo sido de 326,6 milhões de euros, dos quais quase 90% foram canalizados para a Biedronka.