A fabricante de automóveis norte-americana Ford vai eliminar 1500 postos de trabalho com o encerramento de duas fábricas no sul de Inglaterra, segundo a agência britânica Press Association (PA), citada pela EFE.
Segundo fonte sindical, em causa estão 500 trabalhadores das fábricas de Southampton, onde a Ford produz as carrinhas Transit, e 1.000 funcionários da unidade de Dagenham, onde monta motores para veículos.
De acordo com a EFE, a Ford deverá indemnizar os trabalhadores despedidos ou dar-lhes a possibilidade de ocupar outros postos de trabalho dentro da empresa.
«Esta é uma péssima notícia para os trabalhadores de Southampton e de Dagenham e uma muito má notícia para o setor industrial do Reino Unido», afirmou Justin Bowden, do sindicato GMB, que representa os trabalhadores do setor automóvel.
Atualmente, a Ford emprega cerca de 11.400 pessoas nas várias fábricas que tem no Reino Unido, nomeadamente a de Halewood, no noroeste de Inglaterra, e a de Bridgend, em Gales, além das de Southampton e de Dagenham.