Empresas

Sindicato dos CTT emite pré-aviso de greve para 14 de novembro

O Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media (SINDETELCO), afeto à UGT, anunciou hoje que vai emitir um pré-aviso de greve nos CTT para 14 de novembro, no mesmo dia da greve geral convocada pela CGTP.

Em comunicado, o sindicato informa que a greve se destina a reivindicar «a implementação da negociação coletiva na empresa CTT - Correios de Portugal» e a «protestar contra a privatização dos CTT», mas trata-se de um protesto independente daquele convocado pela Intersindical.

O sindicato informa ainda que a paralisação visa contestar também «a austeridade imposta aos trabalhadores do setor empresarial do Estado».

A administração dos CTT denunciou o Acordo da Empresa (AE) no dia 15 de novembro de 2011.

No dia 15 de dezembro de 2011 iniciou-se o processo negocial com reuniões regulares que duraram até julho de 2012, segundo o sindicato. Entretanto, a empresa comprometeu-se a reiniciar a negociação no mês de setembro de 2012, o que não aconteceu, dizendo que estas seriam retomadas em outubro.

Na ausência de negociações, os trabalhadores prosseguem a luta contra a privatização e decidiram parar no próximo dia 14 de novembro.