Artes

Ator Ruy de Carvalho dedica condecoração a todos os portugueses

Ruy de Carvalho GI

O ator Ruy de Carvalho dedicou a todos os portugueses, que estão a viver «um momento muito difícil», a condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Infante, imposta hoje pelo Presidente da República.

Ruy de Carvalho reconheceu que não é fácil os portugueses apoiarem os artistas e a cultura no tempo atual.

«Vão-nos vendo, vão-nos acarinhando e que o povo português não nos abandone. Sem eles não somos nada», disse o ator, de 85 anos.

Na cerimónia, hoje no palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República elogiou o percurso «verdadeiramente invulgar», «muito extenso e brilhante» no teatro, cinema, televisão e rádio, de Ruy de Carvalho.

«Queremos manifestar o apreço dos portugueses pelo seu trabalho, talento e dedicação», disse Cavaco Silva, dirigindo-se ao ator.

Ator regular nos elencos das telenovelas e seriados televisivos nacionais, Ruy de Carvalho, que está a celebrar 70 anos de carreira, estreou-se, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça "O Jogo para o Natal de Cristo", encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho.

Esta condecoração irá juntar-se à Comenda e ao Grande Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada que Ruy de Carvalho recebeu, respetivamente, em fevereiro de 1998 e em março de 2010, ao grau de comendador da Ordem do Infante, que recebeu em junho de 1993, e à Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1990.