Ambiente

Ministra anuncia apoio de 300 ME a agricultores devido à seca

Assunção Cristas, ministra da Agricultura Reuters

A ministra Assunção Cristas anunciou hoje que os agricultores vão receber esta quarta-feira cerca de 300 milhões de euros de apoios diretos, autorizados pela Comissão Europeia, devido à seca.

«Amanhã [quarta-feira] mesmo estarão na conta dos agricultores aproximadamente 300 milhões de euros. Estes 300 milhões de euros correspondem à antecipação de 50% dos pagamentos diretos autorizados pela Comissão Europeia, no contexto das medidas de apoio à seca num ano de grandes dificuldades para o setor, este pagamento resulta de um enorme esforço do Governo que lutou desde a primeira hora para a necessidade de se olhar para o problema que se viveu em Portugal devido à seca», disse a governante.

Assunção Cristas, que fez uma intervenção já na fase final do primeiro dia de debate da proposta de Orçamento do Estado para 2013, deu conta ainda das dificuldades em executar este pagamento devido ao «sistema informático desajustado» que estará a provocar várias dificuldades na operacionalização destes pagamentos.

A ministra aproveitou ainda para relembrar os cortes aplicados em várias rubricas de despesa do Ministério da Agricultura, e que 54% do orçamento do seu ministério diz respeito a fundos comunitários.