O FC Barcelona mantém o comando da Liga espanhola, após vencer hoje em Camp Nou o Celta Vigo (3-1), numa jornada em que a surpresa é, para já, a primeira derrota do Málaga em casa, no La Rosaleda.
Num jogo em que Adriano abriu o marcador aos 21 minutos, e mais tarde viria a sair lesionado, o FC Barcelona fez o habitual: controlou e de forma quase silenciosa destruiu as aspirações do adversário.
O Celta Vigo ainda alcançou o empate, aos 24, por Bermejo, num lance em que Valdés largou a bola, mas David Villa não permitiu grandes comemorações e, dois minutos depois, recolocou os catalães em vantagem.
O terceiro golo surgiu já na segunda metade, num lance em que David Villa assistiu Jordi Alba, em claro fora de jogo que a equipa de arbitragem não vislumbrou, para o 3-1, à passagem dos 61 minutos.
Mais cedo, o Málaga, terceiro da classificação, sofreu a primeira derrota em casa, frente ao Rayo Vallecano (2-1) e ainda hoje poderá ser ultrapassado na Liga pelo Real Madrid, tal como pelo Levante ou o Betis.
Em vésperas de jogar com o AC Milan para a "Champions", o Málaga, que teve Eliseu a titular e Duda no banco, encontrou grandes dificuldades para se impor, com a chuva a prejudicar o estado do terreno.
O Rayo Vallecano, que não contou no banco com o técnico Paco Jemez, a cumprir castigo, abriu o marcador, por Piti, aos 11 minutos, enquanto do lado do Málaga o ex-benfiquista Javier Saviola esteve em duas oportunidades perdidas.
O empate chegou nos primeiros quatro minutos da segunda metade, por Demichelis (49), mas o Rayo Vallecano, que ainda reclamou uma penalidade assinalada, mostrou estar melhor e garantiu o triunfo com novo golo de Piti, aos 60.
O FC Barcelona lidera o campeonato, com 28 pontos, seguido de Atlético Madrid, com 25 e menos um jogo (visita mais logo o Valência), do Málaga, com 18, e do Real Madrid, com 17 e menos um jogo, ainda hoje no Santiago Bernabéu com o Saragoça.