Outras modalidades

A chegada a Lisboa do jovem campeão mundial de biatlo

O português João Valido, de 12 anos, que conquistou o título mundial de biatlo no Campeonato do Mundo disputado no Dubai, afirmou à chegada a Lisboa que a vitória foi fruto de «dedicação e trabalho».

Faltavam poucos minutos para as 15h00 quando o atleta natural de Setúbal chegou ao terminal do aeroporto de Lisboa, na companhia do pai, onde o aguardavam cerca de duas dezenas de amigos e familiares.

João Valido conquistou sábado, no Dubai, o título de biatlo na categoria de menores de 12 anos, concluindo a prova que integra 500 metros de corrida, 50 de natação e novamente 500 de corrida em 04.17 minutos, deixando os britânicos Josh Ablett e Jed Skilton a sete e 12 segundos, respetivamente.

À chegada a Lisboa, em declarações à agência Lusa, o jovem atleta manifestou-se muito contente com esta conquista: «Esta vitória representa dedicação e trabalho», afirmou, visivelmente envergonhado.

Por seu turno, o pai do jovem atleta referiu que a vitória no Dubai surgiu no seguimento do trabalho que o filho tem feito desde novo.

«O João pratica desporto desde pequeno e tem feito sempre aquilo que gosta», explicou.

Além de ser praticante de pentatlo moderno, João Valido é ainda guarda-redes da equipa de infantis de futebol do Vitória de Setúbal, praticante de atletismo no clube vitoriano e nadador do Clube Naval Setubalense.

A mãe do atleta setubalense explicou à Lusa que praticar tantas atividades ao mesmo tempo só é possível porque o filho demonstra uma «grande capacidade para gerir o seu tempo», mantendo boas notas na escola.

«O ano passado teve cinco a todas as disciplinas. O João consegue fazer bem tudo aquilo em que se mete», apontou.

Segundo a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, o jovem setubalense foi «o primeiro português da história do pentatlo moderno a participar no Campeonato do Mundo de biatlo da UIPM», cuja 14ª edição foi disputada no Dubai

Redação