A chanceler alemã, Angela Merkel, escreveu hoje ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o felicitar pela sua reeleição, saudando a cooperação entre os dois países para superar a crise económica e financeira.
«Felicito-vos calorosamente pela reeleição [...]. Nestes últimos anos, colaborámos estreita e amigavelmente. Estimo particularmente as numerosas discussões [...] em particular para superar a crise económica e financeira mundial», escreveu Merkel.
A chanceler alemã citou também a cooperação sobre o Afeganistão, onde a Alemanha tem o terceiro maior contingente militar a seguir aos Estados Unidos e ao Reino Unido, e os esforços para convencer o Irão a abandonar o programa nuclear.
«Estou ansiosa por continuar toda esta cooperação para que os dois países possam continuar lado a lado a lidar com os desafios importantes da política internacional e da economia, que enfrentamos como amigos e aliados», disse.
«Desejo força e sucesso no segundo mandato que tem pela frente», acrescentou.
A conservadora Merkel, que se submeterá a eleições no próximo ano, deu prioridade às relações transatlânticas nos seus dois mandatos, mas as suas posições sobre o que deve ser a resposta à crise das dívidas na Europa chocam frequentemente com as de Obama.
Enquanto Merkel defende que a redução da dívida é crucial para fazer crescer a economia de forma sustentável, Obama acredita que austeridade excessiva pode anular uma eventual recuperação e ameaçar a economia mundial.
O democrata Barack Obama foi reeleito Presidente dos Estados Unidos na terça-feira, superando os 270 votos no colégio eleitoral necessários para garantir a vitória e derrotar o candidato republicano Mitt Romney.