Economia

Crescimento médio anual da economia portuguesa deve ser 1,4%

Nas próximas cinco décadas o crescimento médio anual da economia portuguesa deverá ser de 1,4 por cento. A previsão é da OCDE.

Num relatório sobre o crescimento mundial de longo prazo a organização para a cooperação e desenvolvimento económico avisa que em Portugal o envelhecimento da população vai abrandar o crescimento do PIB.

O valor médio do crescimento anual da economia portuguesa vai ser de 1,4 por cento, muito menos do que os 3,4 por cento da Indonésia ou os 4 da Índia, mas ainda assim mais do dobro do valor do Luxemburgo e mais até do que o tímido 1 % previsto para a Alemanha.

A OCDE avisa neste relatório de previsões de longo prazo, até 2060, que o crescimento do país vai ser afetado pelo envelhecimento da população. Daqui a cinco décadas, por cada 10 portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos haverá outros 6 com mais de 65 anos, uma das piores taxas entre os países membros da organização, só comparável as da Polónia, Coreia, Eslovénia, China e Japão.

A OCDE acredita no entanto que a economia portuguesa vai nestes 50 anos beneficiar de um ponto de partida baixo no que diz respeito à educação, como o país tem níveis de formação baixos na comparação com grande parte dos outros países - em 2010 os portugueses adultos tinham em média 8 anos de escolaridade - é de esperar que os avanços neste domínio sejam maiores do que em estados nos quais a escolaridade já é alta e com isso virá uma melhoria da produtividade também maior do que nesses países.

Nas previsões globais para as próximas 5 décadas a OCDE aponta para um crescimento global de 3 por cento ao ano e avisa as economias combinadas da China e da Índia vão em breve ultrapassar as dos 7 países mais ricos do mundo, e em 2060, ser maiores do que a soma, ao dia de hoje, do PIB de todos os 34 países membros da organização.

Redação