A organização do 16.º Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que decorre no Alentejo, cancelou esta manhã o primeiro voo do festival devido aos ventos fortes.
Aníbal Soares, da organização do festival, adiantou à TSF que se tratou de uma medida de precaução, mas espera que esta tarde o cenário mude.
«A meteorologia pregou-nos uma pequena partida, não estava previsto a intensidade do vento ser tão forte, daí que por motivos de segurança nós optámos por cancelar o voo da manhã», explicou.
Aníbal Soares reconhece a desilusão de quem esperava poder realizar esta manhã o batismo de voo, num balão de ar quente, mas lembra que o festival ainda não terminou.
A organização espera conseguir realizar o primeiro voo hoje, pelas 15:00.
Este festival de balões de ar quente, que é considerado um dos maiores e melhores da Europa, termina no próximo sábado. Conta com a participação de cerca de 50 pilotos, oriundos de vários países da Europa, Brasil e África do Sul.
A cidade de Elvas acolhe a grande maioria dos voos, enquanto Fronteira e Alter do Chão recebem apenas o festival na segunda e quinta-feira.
Durante o festival vai decorrer ainda uma prova de competição "não oficial" em memória de um balonista espanhol, recentemente falecido, que desde a primeira edição do festival marcou presença no evento.