A chanceler alemã, Angela Merkel, esteve hoje reunida cerca de meia-hora com o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, remetendo declarações para mais tarde.
À saída da reunião, cerca das 13:15, Angela Merkel foi interpelada pelos jornalistas na Sala das Bicas do Palácio de Belém, e disse em alemão que faria declarações mais tarde.
Angela Merkel chegou cerca das 12:40 ao Palácio de Belém. Cavaco Silva recebeu-a na Sala dos Embaixadores com um "welcome, willkommen".
Nas breves palavras, em inglês, que trocou em seguida com Angela Merkel, Cavaco Silva referiu o bom tempo que se faz sentir no país, com sol, "mesmo em novembro".
Na Sala dos Embaixadores era audível o ruído dos protestos dos manifestantes que se concentraram no jardim da Praça Afonso de Albuquerque, frente à porta principal do Palácio de Belém.
A audiência contou, do lado português, com a participação do chefe da Casa Civil, Nunes Liberato, do embaixador de Portugal em Berlim, Luís de Almeida Sampaio, e da assessora para as Relações Internacionais do Presidente da República, Luísa Bastos de Almeida.
Do lado alemão participaram o porta-voz do Governo Federal, Steffen Seibert, a embaixadora da República Federal da Alemanha em Lisboa, Helmut Elfenkamper, o assessor para a Política Externa e Segurança, Christoph Heusgen, o assessor da Chanceler Federal para a Política Económica e Financeira, Lars-Hendrik Roller, e o assessor para a Política Europeia, Nikolaus Meyer - Landrut.
A chanceler alemã está hoje em Lisboa para uma visita oficial de cinco horas, que inclui reuniões com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros e com empresários dos dois países.
Esta é a primeira vez que a chefe do Governo da Alemanha visita oficialmente Portugal e a deslocação acontece num momento em que internamente cresce a contestação ao programa assinado com a 'troika', estando previstas duas manifestações anti-Merkel em Lisboa.