O presidente norte-americano, Barack Obama, aceitou hoje um convite para visitar a Rússia, depois de as duas partes terem acordado fazer progredir as relações entre Washington e Moscovo, ao cabo de um ano diplomático tenso.
O Kremlin disse que o presidente norte-americano e o seu homólogo Vladimir Putin tiveram uma conversa telefónica, durante a qual o líder russo congratulou Obama pela reeleição para o segundo mandato na Casa Branca.
«Os presidentes confirmaram o seu desejo de avançar as relações bilaterais em todas as áreas, incluindo nos aspetos económicos», afirmou a agências de notícias russas, Dmitry Peskov, porta-voz de Putin.
«Obama agradeceu e confirmou que está preparado para fazer uma viagem à Rússia no futuro, depois de as datas serem firmemente decididas através dos canais diplomáticos», disse Peskov.
A Rússia quer agendar este encontro em Moscovo há alguns meses, mas até agora só tinha conseguido promessas das autoridades de Washington, que nunca se comprometeram efetivamente com uma visita.