A visita de Juan Manuel Santos acontece numa altura em que a embaixada colombiana em Portugal chega a passar dez vistos de negócios diários a empresários portugueses.
O presidente colombiano inicia, esta quarta-feira, uma visita oficial a Portugal, numa altura em que os dois países decidiram reforçar as relações económicas.
Se Juan Manuel Santos surge acompanhado de uma comitiva de empresários à procura de negócios em Portugal muitos empresários portugueses já optaram de estender os seus negócios à Colômbia.
A embaixada colombiana em Portugal chega a passar dez vistos de negócios num só dia, o que significa que emite por mês o mesmo número de vistos que emitia em dois anos.
O aumento de número de vistos tem a ver com o interesse dos empresários portugueses num mercado com 50 milhões de habitantes com uma classe média com forte poder de compra e uma economia que cresceu seis por cento em 2011.
A Colômbia tem também tratados de livre comércio com os EUA e o Mercosur, o que permite às empresas portuguesas colocar produtos na Brasil, através da Colômbia, a preços mais baixos que a partir de Portugal.
Num encontro com os jornalistas para preparar a visita de Juan Manuel Santos, o embaixador colombiano em Portugal considerou que este é o momento mais importante da relação entre os dois países.
Para German Barragan, ao dizer que Portugal não quer fazer uma «diplomacia de croquete» na Colombia, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, abriu os «Descobrimentos, parte II», ao fazer com que os portugueses desembarquem na Colômbia 500 anos depois de terem chegado ao Brasil.