Economia

Passos: Números do INE «estão em linha» com as estimativas do Governo

Passos Coelho

Num comentário aos dados do INE sobre o desemprego e o PIB, o primeiro-ministro revelou que «estão em linha» com as previsões do Executivo.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, pelo oitavo trimestre consecutivo, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,8% face ao segundo trimestre e a recuar 3,4% face ao período homólogo.

O INE indicou ainda que a taxa de desemprego subiu no terceiro trimestre para os 15,8%, face aos 15% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 870 mil.

Em reação, o primeiro-ministro sublinhou que os números do PIB «estão bastante em linha com as previsões do Governo».

«Nós temos como tema central uma queda de atividade durante este ano, que pode atingir até os três por cento no final do ano. Os valores relativos ao terceiro trimestre são compatíveis com essa meta», afirmou.

«Dentro das más notícias, aquilo que os portugueses precisam de saber é que elas estão de acordo com aquilo que estávamos à espera», acrescentou.

Em relação ao desemprego, o chefe do Governo disse que «fomos surpreendidos durante o ano passado pela forma como o desemprego aumentou até ao primeiro trimestre deste ano».

«Fizemos, depois disso, uma correção sobre esses números e sabemos que veremos ainda aumentar o nível de desemprego antes de poder ver o seu declínio, o que acontecerá de uma forma sustentada com o crescimento igualmente de uma forma sustentada a partir de 2014 , mas haverá uma inversão de ciclo ao longo de 2013», realçou.