Numa visita oficial a Portugal, o presidente colombiano defendeu que o essencial é saber equilibrar a austeridade com o crescimento.
Greve, números negativos e preocupação em relação ao futuro. Juan Manuel Santos conhece bem o sentido que encontrou em Lisboa no primeiro dia de visita de Estado.
«Colômbia viveu uma crise parecida com a que se vive em Portugal e na Europa», salientou.
Entre 1999 e 2005, a Colômbia assinou três acordos com o FMI. Manuel Santos esteve no governo desde 2002, viu o país trocar os saldos negativos pelas melhores contas do mundo, mas rejeita a ideia de poder dar uma lição a Portugal.
O presidente colombiano mostrou-se convicto de que a seguir à crise virá a prosperidade, mas deixou um conselho ao governo português para sobreviver ao programa de assistência financeira.
«O importante é encontrar o equilíbrio entre a austeridade e o crescimento e pôr em marcha as reformas que mereçam confiança», defendeu.