A Linha Nacional de Emergência Social (144) vai dar prioridade aos pedidos de ajuda resultantes do mau tempo. A indicação foi dada pela tutela que tem já no terreno equipas a avaliar a situação.
Todos os serviços da Segurança Social do Algarve e Alentejo estão em «prontidão total» para assistir vítimas do mau tempo que afetou vários concelhos algarvios, garantiu o secretário de Estado da tutela.
Marco António Costa, em declarações à agência Lusa, afirmou que os técnicos de Lagoa e Silves, para já os concelhos mais atingidos, «já estão no terreno» e «todo o corpo técnico» dos municípios do distrito de Faro está em prevenção para avançar para onde for solicitado.
O Instituto de Meteorologia classifica como «fenómeno extremo de vento» e «tempo severo» a situação ocorrida hoje no Algarve, que provocou avultados estragos e deixou pessoas feridas, admitindo que pode repetir-se por se tratar de algo imprevisível.
Às 15:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informava através da sua página na Internet a existência de oito feridos. Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), os ventos causaram vários feridos, num número ainda por determinar, alguns dos quais «inspiram cuidados».
O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social afirmou que os serviços da Segurança Social estão em articulação com a Proteção Civil e com as Câmaras Municipais e «só aguardam indicações precisas» sobre o que possa ser necessário.
Marco António Costa frisou que se está ainda «numa fase muito recente» da passagem da intempérie e que ainda não houve solicitações.
Além do dispositivo do Algarve, também os centros da Segurança Social de Évora e Beja estão prontos para atuar como «segunda linha», se isso for preciso.
«Apoio psicológico, deslocação de populações afetadas para equipamentos sociais, realojamento e apoio social ao nível da alimentação e conforto» são alguns dos serviços que a Segurança Social poderá prestar, adiantou.
A tutela deu também instruções para que a Linha Nacional de Emergência Social (144) dê prioridade aos pedidos de ajuda resultantes do mau tempo.