O Benfica qualificou-se, esta noite, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao vencer no terreno do Moreirense, por 2-0, em jogo da 4ª eliminatória da competição.
Para este encontro em Moreira de Cónegos, o técnico Jorge Jesus apostou num "onze" inicial com várias alterações face aos últimos jogos do campeonato, deixando de fora Artur, Garay, Melgarejo, Enzo Perez, Salvio e Cardozo.
Já o Moreirense queria repetir o feito da terceira eliminatória e gerar nova surpresa, mas cedo se percebeu que os argumentos dos vimaranenses eram frágeis, aliás, apostado em conseguir travar a ofensiva do Benfica, o técnico Jorge Casquilha colocou de início três centrais.
Na primeira parte, o Benfica, mais dominador, ocupou o meio campo do Moreirense, que só rondou com perigo a baliza de Paulo Lopes após a meia hora de jogo.
Aos cinco minutos, Paulinho salvou mesmo em cima da linha da baliza, após cabeceamento de Nolito. Aos 19, foi a vez de Luisinho tentar a sorte, mas o remate saiu ao lado.
Os "encarnados" pediram grande penalidade por alegada falta de Ghilas sobre Bruno César, mas o juiz lisboeta Duarte Gomes mandou seguir a jogada (25 minutos) e anulou um golo a Lima, considerando que o jogador do Benfica estava em fora de jogo (28).
Até ao intervalo, o clube lisboeta continuou por cima. Destaque para as tentativas de Bruno César (29 minutos), Gaitán (36) e Rodrigo (44), mas o guardião brasileiro do Moreirense, Ricardo Andrade esteve sempre atento.
No reatamento, Lima, que era um dos mais inconformados com o nulo no marcador, esteve perto de marcar, aos 56 e 59 minutos. E acabou por ser Matic, ao completar bem um canto marcado por Bruno César na direita, a fazer o primeiro golo da partida (59).
Só em desvantagem é que o clube minhoto "desatou o nó" da defensiva lisboeta. Primeiro foi Fábio Espinho quem colocou à prova o guardião Paulo Lopes (63), seguindo-se um cabeceamento de Ricardo Fernandes ao lado (68).
Aos 70, Filipe Gonçalves viu ser-lhe anulado um golo por fora de jogo. Dez minutos depois, aos 80, Duarte Gomes foi obrigado a mandar parar a partida por falha na iluminação no Comendador de Almeida Freitas. O encontro esteve interrompido durante 22 minutos.
Com menos de dez minutos para jogar, Pablo Olivera, de fora da área, já nos descontos, quase empatou, mas Paulo Lopes salvou o Benfica do prolongamento e Cardozo sentenciou a parida, após passe do internacional argentino Gaitán que hoje assinalou o seu jogo 100 ao serviço dos "encarnados".
Ficha de jogo:
Marcadores:
0-1, Matic, 59'
0-2, Cardozo, 90+4'
Equipas:
- Moreirense: Ricardo Andrade, Paulinho, Diego Gaúcho, Anilton, Ricardo Fernandes (Wagner, 68), Nilson (Ricardo Pessoa, 90), Filipe Gonçalves, Vinícius, Renatinho (Pablo Olivera, 62), Fábio Espinho e Ghilas
Suplentes: Ferreira, Ricardo Pessoa, Pablo Oliveira, Rafael Lopes, Wagner, Tales, Júlio Cesar
Treinador: Jorge Casquilha
- Benfica: Paulo Lopes, André Almeida, Luisão, Jardel, Luisinho, Matic, Nolito (Ola John, 75), Bruno César (André Gomes, 90+2), Gaitan, Rodrigo e Lima (Cardozo, 73)
Suplentes: Artur, Cardoso, Ola John, Miguel Vitor, Alan Kardec, João Cancelo, André Gomes
Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Anilton (10), Bruno Cesar (25), Ricardo Fernandes (32), Filipe Gonçalves (33), Matic (50) e Luisinho (88)