Vida

Ministro da Administração Interna quer «tomar conhecimento» dos estragos

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, já está em Silves para ver de perto a dimensão dos estragos que o temporal de sexta-feira provocou nos concelhos de Silves e Lagoa.

Miguel Macedo afirmou também que não havia possibilidade de prever o fenómeno meteorológico que na sexta-feira devastou parte dos concelhos de Lagoa e Silves, mesmo com os alertas de mau tempo.

«Recebi a informação de que havia situações de alerta para a possibilidade de ocorrência de mau tempo. Agora, não era previsível, não há possibilidade de prever uma situação como aquela que ocorreu aqui ontem», afirmou aos jornalistas, à chegada ao quartel de bombeiros de Silves para uma reunião com bombeiros e responsáveis das autarquias afetadas.

O ministro ressalvou que a Proteção Civil emitiu avisos para a possibilidade da ocorrência de mau tempo, mas salientou que é muito difícil prever um fenómeno daquele género.

«Eu próprio recebo esses alertas. Recebi os avisos da possibilidade de mau tempo, não daquela ocorrência, que é inopinada e é um fenómeno extraordinário do ponto de vista climatérico», declarou.

O ministro deslocou-se hoje aos dois concelhos algarvios, depois de na sexta-feira ventos fortes terem provocado estragos avultados em viaturas e habitações e terem feito cair postes de eletricidade e árvores, condicionando a circulação rodoviária.

O Instituto de Meteorologia classificou a situação como «fenómeno extremo de vento» e «tempo severo» e admitiu que se pode repetir por se tratar de algo imprevisível.

Treze feridos, três deles graves, e 12 desalojados resultaram deste temporal.