A equipa aveirense chegou ao final do prolongamento empatada a um golo com o Farense, num resultado que vinha da primeira parte, acabando por resolver a eliminatória apenas nos penalties.
O Beira-Mar apenas conseguiu carimbar o seu passaporte para os oitavos de final da Taça de Portugal nas grandes penalidades no reduto do Farense, que não recebia uma equipa da Liga há mais de uma década.
A formação algarvia, líder da Zona Sul da II Divisão, criou as primeiras oportunidades do encontro, mas viu.se a perder logo aos 19 minutos quando Nildo desviou com sucesso um centro de Abel Camará.
Apesar de ter entrado a perder, os algarvios continuaram a ser a equipa mais perigosa e poderiam ter chegado ao empate por Lourenço, aos 29 minutos, que falhou de forma escandalosa.
Cinco minutos depois, o Farense chegou mesmo ao empate aos minutos através de Lourenço e no minuto seguinte poderia mesmo ter passado para a frente mas Rui Rego opôs-se bem ao remate de Ibukun.
No segundo tempo, o Farense continuou a ser a equipa mais perigosa em campo, com Bruno Bernardo, aos 68 minutos, e Diop, a cinco minutos do final, a desperdiçarem boas oportunidades.
No prolongamento, com a quebra física da formação algarvia, os aveirenses foram os mais fortes neste período, com Serginho e Bura a poderem ter desfeito a igualdade para o Beira-Mar.
Nas grandes penalidades, Diop permitiu a defesa de Rui Rego no quinto penalidade, com Nildo a marcar e a confirmar a passagem dos aveirenses à próxima ronda da Taça de Portugal.
Sob a arbitragem de Marco Ferreira, da Madeira, no Estádio de São Luís, com uma assistência de cerca de três mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Farense: Serrão, Caju, Bruno Bernardo, Anselmo, Hugo Luz, Bilro, Falardo, Fajardo (Ibrahima, 80), Ibukun, Lourenço (Diop, 63) e Pedro Marques (Davide Justo, 75).
Suplentes: Tiago Martins, Maniche, Fábio Teixeira, Ibrahima, Davide Justo, Fábio Marques e Diop.
Beira-Mar: Rui Rego, Pedro Moreira, Hugo (Dias, 46), Bura, Joãozinho, Fleurival, Jaime, André Sousa (Tiago Cintra, 91), Rafael Batatinha, Abel Camará (Serginho, 66) e Nildo.
Suplentes: Jonas, Ruben, Tiago Cintra, Serginho, Nuno Lopes, Hélder Lopes e Dias.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Falardo (22 e 120+1), Hugo Luz (24), Nildo (45+2), Fleurival (86), Bruno Bernardo (94). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Falardo (120+1).