O FC Porto apurou-se, com facilidade, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao vencer o Nacional por 0-3. Lucho, Mangala e Kleber marcaram os golos do bi-campeão nacional.
O FC Porto teve um apuramento tranquilo para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Nacional por 0-3, numa partida em que os madeirenses praticamente nunca incomodaram a equipa de Vítor Pereira.
Com muitos dos habituais titulares no banco, o FC Porto aproveitou a lentidão da equipa de Manuel Machado para controlar a partida desde início, com Kleber a desperdiçar a primeira oportunidade logo aos sete minutos.
Sem surpresa, aos 28 minutos, os portistas passaram para a frente do marcador, com Lucho a bater Vladan, após um centro do ganês Atsu.
No segundo tempo, o Nacional equilibrou a partida com a entrada de Keita ao intervalo, mas quando João Moutinho e James Rodriguez entraram em campo aos 64 minutos o bi-campeão nacional voltou a ganhar o controlo do jogo.
Sete minutos após a entrada de Moutinho e James, o FC Porto ampliou a sua vantagem novamente através de uma ação levada a cabo por Atsu e concluída por Mangala.
Mesmo em cima dos 90 minutos, o brasileiro fechou a contagem para a equipa portista com um tento após um grande passe de João Moutinho.
Sob a arbitragem de Paulo Baptista, de Portalegre, no Estádio da Madeira, com uma assistência de cerca de 2500 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Nacional: Vladan, João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer, Marçal, Revson, Claudemir, Jota (Keita, 46), Diego Barcellos (Edgar Costa, 75), Mário Rondon e Mateus (Candeias, 65).
Suplentes: Gottardi, Rene Mihelic, Candeias, Edgar Costa, Isael, Miguel Rodrigues e Keita.
FC Porto: Fabiano Freitas, Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi, Mangala (Danilo, 81), Defour (João Moutinho, 64), Castro, Lucho González, Atsu, Kléber e Iturbe (James, 64).
Suplentes: Helton, Danilo, João Moutinho, Jackson Martínez, James Rodríguez, Rolando e Varela.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Mangala (25), Manuel da Costa (30), Claudemir (38), Mexer (61), Atsu (62), Revson (67) e Marçal (81).