O espanhol da Ferrari, que partiu da sétima posição da grelha, acabou por ser terceiro nos GP dos EUA e adiou a decisão do título mundial para o GP do Brasil, última prova do campeonato.
O espanhol Fernando Alonso, em Ferrari, manteve-se na luta pela vitória do Mundial de Pilotos de Fórmula 1, ao ser terceiro no GP dos EUA, atrás do alemão Sebastian Vettel (Red Bull), líder do campeonato.
Por seu lado, o britânico Lewis Hamiltion venceu esta prova, conquistando assim a sua quarta vitória da temporada e o seu 21º triunfo da sua carreira na categoria rainha do automobilismo.
Vettel, que partiu da pole position, foi ultrapassado na 42ª volta da prova, que se realizou no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, tendo terminado a 0,675 segundos do vencedor do GP dos EUA.
Já Alonso, que partiu da sétima posição da grelha de partida, beneficiando da penalização de dois pilotos, incluindo de Felipe Massa, da Ferrari, que alteraram a sua caixa de velocidades, acabou por ser terceiro a 39,229 segundos de Hamilton.
A Ferrari assumiu mesmo que tinha quebrado o selo do carro de Massa e não escondeu que esta foi uma estratégia para favorecer Alonso, que ficou a 13 pontos de Vettel no Mundial de Pilotos.
Se o título dos construtores ficou decidido este domingo a favor da Red Bull com o segundo lugar de Vettel, a decisão do Mundial de Pilotos ficou adiada para o GP do Brasil, a última prova da temporada, que se realiza a 25 de novembro.