Vida

Faro ganha concurso mundial da IBM

Pela primeira vez, o prémio veio para uma cidade portuguesa. No próximo ano, durante três meses, especialistas da IBM vão avaliar, analisar e recomendar melhorias no domínio da economia do mar, de forma a incentivar o desenvolvimento de Faro e da região do Algarve.

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, lembra que a empresa já está a trabalhar noutras cidades que, anteriormente, foram merecedoras do prémio.

Este projeto representa um investimento de 400 mil dólares e, segundo a câmara de Faro, pretende criar novas áreas de negócio e ofertas de emprego, ao mesmo tempo que se desenvolvem, por exemplo, competências ligadas à previsão das condições do mar ou das suas caraterísticas biológicas.

Macário Correia salienta que o tornado que se formou no mar e atingiu, na passada semana, Silves e Lagoa, talvez tivesse tido consequências menores com a ajuda de mecanismo que a IBM poderá implementar.

Em 100 cidades concorrentes de todo o mundo, Faro foi, assim, a única portuguesa a ganhar o prémio da IBM. Daqui por algum tempo, poderá avaliar-se que mais-valias trouxe este projeto para a região.