Portugal

Sindicato dos inspetores do SEF cancela greve marcada para quinta-feira

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) cancelou a greve, marcada para quinta-feira, justificando a decisão com «a postura de abertura» da tutela na resolução dos principais problemas que afetam a classe.

Apesar de se opor «ao nível de austeridade» proposto no Orçamento do Estado para 2013, o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do SEF decidiu suspender a greve devido à abertura do Ministério da Administração Interna na resolução das questões relacionadas com a admissão de pessoal e recuperação das instalações degradadas.

O presidente do sindicato, Acácio Pereira, disse à agência Lusa que a greve ao trabalho extraordinário, iniciada a 13 de novembro, mantém-se, estando o seu fim dependente das negociações com a direção do SEF.

Acácio Pereira adiantou que o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, manifestou no parlamento, durante a discussão na especialidade do orçamento, abertura para resolver os problemas, tendo sido essa intenção reforçada pelo secretário de Estado da Administração Interna, numa reunião que manteve na terça-feira com o sindicato.

Segundo o SECIF, o secretário de Estado garantiu apostar no reforço do papel operacional do SEF e dos seus funcionários e implementar, em dezembro, a nova Lei Orgânica do SEF, que terá como consequências a reformulação de alguns serviços e a nomeação de uma nova direção para este serviço de segurança.

Da reunião com Filipe Lobo D"Ávila resultou ainda o compromisso de revisão do estatuto profissional e do regime de aposentação e disponibilidade, além se iniciar o procedimento legislativo que permite a alteração da norma estatutária que impossibilita concursos internos e definição de necessidade em termos pessoal.

O presidente do sindicato disse ainda à Lusa que a greve ao trabalho extraordinário por tempo indeterminado está a ter uma grande adesão, apesar de estarem salvaguardas operações que ponham em causa a segurança e que envolvam congéneres europeias, como a ação realizada recentemente e que levou ao desmantelamento de uma rede criminosa de casamentos por conveniência.

Redação