Portugal

Reforma do Estado vai levar muitos meses, diz Cavaco

Cavaco Silva Global Imagens

Cavaco Silva afirmou hoje que uma «reforma profunda» das funções do Estado deverá levar «muitos meses». Cavaco Silva comentou também a proposta de um dos subsídios ser pago em duodécimos.

Não é algo que se consiga fazer em três meses, antes da próxima avaliação da troika. Nessa altura, o Governo há-de propor apenas cortes, referiu esta quarta-feira Cavaco Silva, acrescentando que uma reforma profunda do Estado há-de levar muito mais tempo.

Cavaco já disse que toda a sociedade deve ser chamada a pronunciar-se sobre quais devem ser as funções do Estado.

«Essa é uma matéria que levará muito tempo a ser debatida, se se quiser fazer alteração profunda na gestão dos recursos disponíveis», frisou.

O Presidente da República explicou a ideia lembrando que «todos os orçamentos fazem reafetação de fundos» e que «isso é sempre uma reforma das funções do Estado». Mas agora, sugeriu, «o que está em causa é algo mais profundo».

Cavaco Silva falava aos jornalistas no final da cerimónia de entrega dos prémios COTEC e, nessa altura foi questionado também sobre a proposta para pagar um dos subsídios em duodécimos.

Congratulando-se com o facto dessa possibilidade estar a ser discutida entre os parceiros sociais, o chefe de Estado aproveitou para lembrar que é importante o diálogo não apenas nessa, como noutras matérias: «Se for encontrado consenso na concertação social temos maior possibilidade de voltar a uma trajetória de algum crescimento económico e da criação de emprego».