António de Melo Pires revela um investimento de 110 milhões até ao final de 2013 e assegura que a fábrica tem futuro, mesmo sem o novo modelo pelo qual vai lutar
O diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa acredita que a fábrica tem o futuro assegurado para além de 2015, mesmo que não ganhe o concurso para a construção de um novo modelo. António de Melo Pires revela que ainda assim a empresa investir quase 110 milhões de euros até ao final de 2013 para convencer o grupo alemão a atribuir a Palmela a produção de um quinto automóvel.
Entrevistado pela TSF e Dinheiro Vivo, António de Melo Pires afirma que o grupo «está a discutir um novo modelo. Existem várias hipóteses de modelos e está a ser discutida a distribuição por várias fábricas na Europa. A Autoeuropa não vai deixar de ter futuro se não recebermos o novo modelo. A existência da Autoeuropa não está em perigo».
Investimento de quase 110 milhões de euros
Ainda assim a Autoeuropa vai lutar pela produção de um quinto automóvel. (Neste momento de Palmela saem os VW Sharan, Eos e Scirocco para além do Seat Alhambra). E essa luta traduz-se num número: 109 milhões de euros de investimento até ao final de 2013. António de Melo Pires revela que «este ano investimos 49 milhões de euros e no próximo ano vamos ter um investimento de 60 milhões, mesmo sem um novo produto. Nunca parámos de investir».
25 % dos trabalhadores a mais, mas não há despedimentos
A Autoeuropa emprega um total de 3600 trabalhadores. Destes, 2400 são empregos diretos na fábrica. E quebra nas encomendas - neste ano a produção vai cair 20% em relação a 2011 - motiva um outro número: um quarto destes empregados estão a mais: «há excesso de pessoal nos trabalhadores diretos. Estamos a falar de 600 pessoas num universo de 2400».
Perfil
António de Melo Pires nasceu em 1957 em Lisboa e depois de se formar em Engenharia Mecânica foi professor no ensino secundário. Este adepto do Vitória de Setúbal ingressou depois numa carreira nas forças armadas e em 1992 entrou para o Grupo Volkswagen. É casado e tem três filhos.
A Volkswagen Autoeuropa é hoje uma das mais importantes empresas instaladas em Portugal. A fábrica de Palmela é muitas vezes apontada como um modelo a seguir, tanto na eficácia da gestão da empresa como na relação com os trabalhadores, cuja comissão acompanha de muito perto as decisões da administração, colaborando também com ideias para a estratégia da empresa.
Esta relação muito forte com os trabalhadores é uma característica muito especial do grupo alemão nascido do pós-guerra. Exemplo disso: no Conselho Fiscal do grupo os trabalhadores e a administração estão representados em partes iguais e todas as decisões têm de ser tomadas com uma maioria de 80%, obrigando a um consenso entre os interesses da empresa e os dos trabalhadores.
Em 2011 a empresa foi responsável por 4,6% das exportações portuguesas e teve um impacto de mais de 1 % no PIB nacional, com um volume de vendas que ultrapassou os 2200 milhões de euros.