Portugal

Algarve: Governo anuncia verba para famílias afetadas pelo mau tempo

Direitos Reservados

O secretário de Estado Marco António Costa anunciou hoje que o Governo vai disponibilizar dois milhões de euros para apoiar as famílias afetadas há uma semana pelo temporal.

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social considera que o valor do fundo de emergência vai ser suficiente porque, apesar da primeira estimativa dos prejuízos provocados pelo mau tempo apontarem para os dois milhões e 290 mil euros, a intervenção das seguradoras vai assumir parte importante da verba.

Contactado pela TSF, José Inácio Eduardo, presidente da câmara municipal de Lagoa, afirma que estes dois milhões de euros são mais do que suficientes.

Na próxima segunda-feira, os técnicos dos serviços sociais dos municípios de Silves e Lagoa vão reunir com os técnicos do Centro Distrital da Segurança Social para analisar e concluir os regulamentos do processo.

Marco António Costa aconselhou os cidadãos afetados a contactarem os serviços municipais durante a próxima semana para dar início aos pedidos de apoio.

O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma resolução que permite aos municípios de Silves e Lagoa aceder ao Fundo de Emergência Municipal, podendo aumentar o seu endividamento, o que implica alterar a proposta de Orçamento do Estado para 2013.