A Convergência e União (CiU) terá vencido as eleições regionais antecipadas de hoje na Catalunha, mas longe da maioria absoluta de 68 mandatos, segundo sondagens divulgadas no fecho das urnas.
Uma sondagem divulgada pela TV3 antecipa que a CiU conseguirá entre 54 e 57 mandatos, o que representaria um pior resultado do que obteve em 2010 (controlava 62 deputados).
A sondagem foi realizada pela IPSOS para a FORTA (Federação de Organismos e Entidades de Rádio e Televisão Autonómicos) e foi divulgada às 20h00 horas (19h00 em Lisboa), no momento em que se encerraram as urnas.
Segundo esta sondagem evidencia-se o forte crescimento da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) que se deverá colocar como segunda força, com entre 20 e 23 mandatos, mais do dobro da anterior legislatura.
Em terceiro, segundo esta sondagem, ficaria o Partido Popular (PP) que apesar de manter mais ou menos o mesmo nível de deputados, entre 16 e os 18 (que detém atualmente), ultrapassaria o Partido Socialista da Catalunha (PSC), o grande derrotado.