Porto

"Dragões" vencem em Braga e mantêm liderança da Liga

James Rodriguez e Jackson Martinez marcaram os golos do FC Porto Global Imagens

Dois golos de James Rodriguez e Jackson Martinez, "ao cair do pano" permitiram ao FC Porto vencer, esta noite, o Sporting de Braga, em jogo da 10ª jornada Liga.

Veja aqui as principais jogadas deste encontro.

Foi um triunfo difícil dos portistas perante um Sporting de Braga que nos últimos cinco jogos venceu apenas o Pampilhosa, da II divisão, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

No Sporting de Braga, Mossoró regressou à titularidade (Rúben Amorim foi o sacrificado), enquanto no FC Porto Alex Sandro e Fernando voltaram ao "onze" (em detrimento de Abdoulaye e Defour).

A entrada da turma portuense em jogo foi muito forte e, nos primeiros cinco minutos, dispôs de duas claras oportunidades para marcar, por Jackson Martinez (cabeceou ao poste) e Otamendi (rematou ao lado).

A equipa da casa equilibrou a contenda por volta dos 20 minutos e queixou-se de uma grande penalidade por mão de Alex Sandro na grande área, após um centro/remate de Alan, mas o árbitro, Carlos Xistra, só assinalou canto (21').

Pouco depois, Mossoró rematou à meia-volta e obrigou Helton a uma grande defesa (23').

Aos 32 minutos, o guarda-redes portista defendeu para a frente um livre muito forte de Nuno André Coelho, o que quase permitia uma recarga vitoriosa dos minhotos e, no minuto seguinte, parou com dificuldade um canto direto de Hugo Viana.

A segunda parte foi mais "morna" e dividida com as defesas a superiorizarem-se aos ataques, tendo sido raras as reais ocasiões de perigo.

Os treinadores foram "refrescando" as equipas, mas foi Vítor Pereira a ser mais feliz com os golos dos internacionais colombianos.

Aos 90, James rematou com força, a bola ainda embateu em Douglão e traiu Beto, e, três minutos depois, Jackson Martinez aproveitou um erro de Salino e "disparou" para o fundo da baliza minhota.

Os minhotos estão agora a uns distantes nove pontos de FC Porto e Benfica e viram-se igualados na tabela pelo Rio Ave.

O triunfo premeia a perseverança portista que não desistiu de procurar a vitória e que, com esta vitória, mantém a liderança da Liga, com 26 pontos, os mesmos do Benfica.

Ficha de jogo:

Marcadores:

0-1, James Rodriguez, 90'

0-2, Jackson Martinez, 90+3'

Equipas:

- Sporting de Braga: Beto, Leandro Salino, Douglão, Nuno André Coelho, Ismaily, Custódio (Carlão, 90+2), Hugo Viana (Ruben Amorim, 67), Alan, Ruben Micael (Djamal, 86), Mossoró e Éder

Suplentes: Quim, Elderson, Djamal, Ruben Amorim, Hélder Barbosa, Paulo César e Carlão

Treinador: José Peseiro

- FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho González (Kléber, 88), João Moutinho (Defour, 81), James Rodriguez, Jackson Martinez e Varela (Atsu, 69)

Suplentes: Fabiano, Miguel Lopes, Abdoulaye, Castro, Defour, Atsu e Kléber

Treinador: Vítor Pereira

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fernando (39), Custódio (52), Varela (63), Ismaily (72), Leandro Salino (87), Helton (90+3) e Alan (90+4).

A assistir a este encontro no Estádio Axa, em Braga, estiveram 17.251 espetadores